Friday, April 29, 2011

Alfândega (CUSTOMS BORDER PROTECTION) /kuhs-tuhm / (cas-tahm)



Dentro do avião, a caminho para os EUA, quase no final da viagem, uma aeromoça ou comissário de bordo, vai te aprensentar um cartão branco: é o formulário I-94 do serviço de fronteira e alfândega - a receita federal deles - http://en.wikipedia.org/wiki/Form_I-94 Preencha o formulário com letra de forma, nome, endereco, data de nascimento, data de chegada aos Estados Unidos e data de partida.

Depois de descer do avião, a primeira coisa que você vai fazer é passar pelo guiche do CBP – Customs Board Protection (a imigração). Geralmente há duas filas uma para cidadãos americanos e outra para estrangeiros. Você fica na sua. Eles vão pedir seu passaporte,  vão conferir sua foto com sua cara, e talvez perguntar quanto tempo você pretende ficar nos EUA e quanto dinheiro você está trazendo.  Faça seus cáculos de acordo com o tempo que você vai ficar. Uma noite de hotel, por mais simples que seja, não sai por menos de $100 dólares na maioria das cidades, e sem fazer extravagância, você gasta pelo menos uns $100 dólares por dia com alimentação, transporte e laser. Traga um cartão de credito internacional e algum dinheiro em espécie. Muitos bancos no Brasil agora oferecem ao invés de cheques de viagem (travellers check que você precisa trocar por dinheiro em espécie quando chega no país destino), cartões de crédito pré-pagos em que você deposita uma quantia necessária e usa no país destino.

Depois o funcionário carimba o teu passaporte, retira parte do formulario I-94 carimbado e te devolve (você precisa entregá-lo quando sair dos EUA).  Depois disso, finalmente, você está livre para curtir os EUA.

Caso os funcionarios do CBP suspeitem de você estar querendo imigrar para os EUA, ou  suspeitem da sua documentação, eles vão te retirar da fila e te conduzir a uma sala para questionamento. Sua entrada no país pode ser negada e você pode ser obrigado a retornar ao Brasil no mesmo vôo em que veio. Mantenha a compostura, responda às questões com calma. Eles só querem saber onde você vai ficar (endereço, telefone do hotel ou contato da pessoa com quem vai ficar), data de volta ao Brasil e se o dinheiro que você leva é suficiente para as suas despezas durante a estadia nos Estados Unidos. Para passar duas semanas, você vai gastar em média uns 1400 dolares, excluídas despezas de acomodacao e de compras. Mais se você for esbanjador, menos se você for econômico. A cidade destino também influencia nos preços. Nova York e San Francisco são cidades caras, se comparadas com cidades menores e menos turísticas. Se você tiver onde ficar ou não se importar em se hospedar em albergues, a sua despeza de viagem cai consideravelmente.

No comments:

Post a Comment