Friday, April 29, 2011

Visto para os Estados Unidos



Antes de comprar passagem, fazer reserva de hotel e ficar todo empolgado com a viagem, retire o visto. O visto para os Estados Unidos deve ser retirado no Consulado da sua região ou na embaixada em Brasília se por ventura você reside próximo à Brasília. As outras cidades no país que tem consulado, são Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Você primeiro vai precisar agendar uma entrevista e pagar uma taxa, não reembolsável, de R$38.00, em qualquer agência do Citybank.

O formulário precisa ser preenchido online e confirmado com dez dias de antecedência antes da data da entrevista. Se você comparecer à entrevista sem ter cumprido esta etapa, você não será atendido e vai precisar marcar outra entrevista. E pagar outra taxa. Problema seu se você mora longe de uma das cidades onde há consulado ou embaixada... Para evitar contratempos e contragostos, leia com atenção todas as informações no site da embaixada americana ou consulado.
O consulado em São Paulo é geralmente o que tem a fila mais longa para entrevistas de visto (geralmente 115 dias). 

Muitas pessoas desistem de viajar para os Estados Unidos depois de enfrentar o Consulado dos Estados Unidos na capital Paulista. Preferem gastar dinheiro na Europa onde não se precisa de visto. Os funcionários do consulado, em sua maioria, tem má atitude e tratam as pessoas com desrespeito.  Talvez para prevenir que entrevistas ultrajantes sejam postas na internet, desde abril de 2010 telefones celulares, ipods,  bem como qualquer equipamento eletrônico não podem mais entrar nas dependências dos consulados durante entrevistas.

Documentos necessários para entrevista:

Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem;
Página de confirmação do preenchimento do Formulário DS-160 online;
Recibo de pagamento de taxa de solicitação de visto;
Uma foto para passaporte, 5X5cm, colorida e com fundo branco;
Documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil, e que demonstrem o vínculo da pessoa com o Brasil, como carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, contra-cheques, comprovantes de bens como casa, carro, poupança.

Você pode fazer o agendamento de entrevista no site abaixo:

1 comment: