Friday, November 2, 2012

Santa Fé - New Mexico


Instituto of American Indian Art Museum
Santa Fé é a terceira cidade mais antiga dos Estados Unidos e a mais antiga capital de Estado. O local é ocupado por índios Pueblo desde o século IX, e os espanhóis fundaram a cidade de La Villa Real de la Santa Fé de San Francisco de Asís, no que era então a colônia espanhola Santa Fé de Nuevo México, em 1610.

A cidade fica nas montanhas a uma altitude de 2.134 metros acima do nível do mar, o que faz dela a capital de estado mais alta do país. Neva no inverno, mas por causa da altitude e por ser em área desértica a precipitação não é pesada e não dura muito. No verão as temperaturas são sempre agradáveis a noite, também por causa da altitude.

Os céus em New Mexico são de um azul quase turquesa e os prédios da cidade em adobe tem um tom do bege para o rosado. A combinação das duas cores com arquitetura colonial de adobe no estilo indígena pueblo é simplesmente encantadora.

Você vai encontrar inúmeras galerias de arte em Santa Fé. Muitos artistas de todas as partes dos Estados Unidos (pintores e escultores de todos os estilos), têm galerias ou expõem trabalhos em Santa Fé. Outros vão para lá a passeio e acabam ficando, encantados com os céus, a arquitetura e a meca de arte que Santa Fé é.

Há restaurantes de todo tipo na cidade, mas se você quiser economizar uma grana, vá ao supermercado Whole Foods (753 Cerrillos Road). Os funcionários são simpáticos e eles tem uma deli com sanduíches, comida ao peso, e tal.

Pode ser útil alugar um carro quando você chegar a Santa Fé. Com ele você pode conhecer a região e o povoado indígena em Taos.

O que não perder em Santa Fé:

1 - Georgia O'Keeffe Museum
217 Johnson Street - Santa Fé
http://www.okeeffemuseum.org/

Georgia O'Keeffe - Calla Lily Turned Away - 1923


2 - New Mexico Museum of Art
107 West Palace Avenue - Santa Fé
http://www.nmartmuseum.org/
Salvador Dali - Retrato de Isabelle Baker Woolley -1935
3 - Compre bijuterias de prata dos artesãos indígenas na Plaza. Eles estendem seus panos no chão e as pessoas passam e escolhem. Que nem feira hippie no Brasil.



4 - Tome suco de Prickly Pear e coma enchiladas. É a comida mais tradicional que você vai encontrar por lá.

5 - O hotel mais tradicional da cidade é o La Fonda. Se você não pode pagar para ficar lá, pelo menos se dê ao luxo de visitar a confeitaria e comer alguma guloseima:

The French Pastry Shop
100 E. San Francisco Street, Santa Fé
Flores nas calçadas

Música de Câmara

Loretto Chapel - 207 Santa Fé Trail - Santa Fé (505) -982-0092

Mais informações: http://www.lorettochapel.com/index.html


Escada milagrosa sem sustentação na Loretto Chapel

Pessoas do mundo todo vêm ver a escada miladrosa na capela Loretto.

Catedral de São Francisco

Igreja de São Miguel


A mais velha igreja dos Estados Unidos - 1610.
Se você quiser ficar num lugar charmoso, que já recebeu escritores ilustres como D.H. Lawrence e atrizes como Rita Hayworth escolha o Inn of the Turquoise Bear. No mesmo lugar desde 1927.

Inn of the Turquoise Bear - Bed and Breakfast
http://www.turquoisebear.com/index.php


Onde Ficar: Inn of the Turquoise Bear - 342 Buena Vista Street - Santa Fé, New Mexico - 87501
Santa Fé é - para mim - a cidade mais bonita dos Estados Unidos. É a minha disneylândia.

No comments:

Post a Comment