Saturday, April 28, 2012

Contato Físico nos Estados Unidos
pic from NYULocal

Nós no Brasil temos a impressão de que os americanos são em geral frios e distantes. Comparados a nós brasileiros, sim eles são mais frios. Mas não dá para generalizar. A minha experiência é de que americanos  da costa leste e do meio oeste são mais avessos ao contato físico.

Se você for a Nova York ou Chicago, evite tocar nas pessoas em ônibus e filas. Se acontecer por acidente, peça desculpas. Oh, I'm SorryExcuse-me são as frases de praxe. Algumas pessoas podem ficar iradas com um simples toque de mão nas costas no aperto do metrô, ou no aglomerado no final da escada rolante. Eles podem se sentir "empurrados", vítimas de sexual harassment e Deus sabe qual paranóia mais.

É comum no norte ser introduzido para alguém e as pessoas trocarem Nice to meet you ou Hi sem aperto de mão. No Sul do país e na costa oeste as pessoas são mais relaxadas com relação a isso. 

Além da diferença geográfica, outros fatores são responsáveis por essa questão do não ao contato físico:

Etnia: descendentes de alemães, por exemplo, certamente são mais inclinados a se irritarem com o contato físico ou proximidade de estranhos;

Racismo: ao contrário do Brasil, americanos viveram séculos de segregação racial e ainda que se diga que isso está no passado, as tensões raciais são latentes e certamente influenciam na questão do toque. 

Friday, April 13, 2012

Comer em Nova York


Comer em Nova York pode sair muito caro, se você não planejar direito como e onde gastar o dinheiro.

A melhor opção, se o seu hotel não tem café da manhã incluído, seria ficar em um local como pousada em que você tenha acesso à cozinha. Desta forma você pode ir ao supermercado e comprar comida para café da manhã e jantar. Almoço você pode comer qualquer coisa na rua, mas não dá para ficar sem café da manhã, já que você vai andar o dia todo vendo museus e outras atrações.

Se você não é vegetariano, você pode comer em restaurantes de fast-food como McDonalds, Arbys, Jack in the Box e What a Burguer e Burguer King. É comida ruim, que te mataria a longo prazo, mas só por alguns dias não vai fazer diferença, ainda mais se você já está acostumado com isso.

Evite comprar sanduíches rápidos em lojas de conveniência em Nova York. Em algumas delas 2 sanduíches, fritas, drinks e uma barra de chocolate podem sair por mais de 30 dólares. Pelo mesmo preço você pode encontrar refeições em restaurantes à la carte.

Se você gosta de sanduíches você tem de visitar uma deli original de Nova York chamada Katz's. Um sanduíche custa o triplo do preço de um do McDonalds, mas não tem comparação.

Caso você seja vegetariano, uma boa pedida é sempre pizza porque você pode pedir com o que você quiser e Nova York é a cidade da melhor pizza dos Estados Unidos. Alguns lugares também vendem pizza por pedaço. Um pedaço custa geralmente $2,50 e uma pizza inteira menos de $20.00, dependendo de onde você for.

Melhor pizza que eu provei em Nova York foi na Toscanos (2nd Avenue).


Os bairros de East e West Village são cheios de restaurantes pequenos e lugares para sanduíches rápidos. Os cardápios ficam sempre afixados do lado de fora. Confira os preços primeiro antes de entrar para ver se eles estão de acordo com o seu orçamento. A maioria das lanchonetes tem versões vegetarianas de sanduíches.

Documentos Brasileiros

Milton de Office Space

Lembre-se de quando viajar para os Estados Unidos ter todos os documentos de que possa precisar em dia. Faça uma cópia do seu passaporte e deixe o passaporte no hotel, em lugar seguro, e ande com a cópia do passaporte.

Dependendo de para onde você tiver viajado, talvez não haja consulado brasileiro, e você teria de viajar (como sem passaporte???) para outro estado para tirar um passaporte novo. Os consulados brasileiros em geral, em qualquer país, não atendem telefone, a não ser que seja emergência, não resolvem nada por email e só abrem para o público 1/2 período durante a semana, e fecham nos feriados brasileiros e o dos países em que o consulado se encontra.

Se eu tiver de votar, ou tirar um documento, ou fazer uma pergunta, eu tenho de sair de Austin, Texas, e viajar de carro até Houston. Quem mora em Oklahoma ou Arizona, por exemplo, tem de ir para Houston também porque não existe consulado Brasileiro nestes estados.

Eu tenho certeza que tem gente ótima trabalhando nos nossos consulados, mas também tem muita gente mau humorada e que vive na lei do menor esforço. Gente que achava que entrar na carreira diplomática era um passe direto para uma vida de glamour e bateção de cotovelo com chefes de estado, mas que acabou fazendo trabalho burocrático atrás de uma escrivaninha, na mesma sala de gente que detesta.

Para complicar, muita gente concursada que trabalha nos consulados só enrola o dia todo, e as pessoas contratadas com contrato especial no país estrangeiro, que ganham muito menos, ficam com a maioria do trabalho.

É como repartição pública no Brasil, quem conhece sabe como funciona. Minhas experiências com o consulado são mistas: alguns funcionários são profissionais e simpáticos, outros grossos e azedos que deviam ter sido demitidos há tempos...

Por via das dúvidas faça um favor para eles e para você e evite precisar dos Consulados Brasileiros onde for.