Tuesday, January 31, 2012

Cuidado nas ruas com os motoristas grosseiros


Se você vier aos Estados Unidos, muito cuidado ao cruzar as ruas a pé. Mesmo se houver semáforo e você tiver o sinal de pedestre para atravessar, pode ser que um motorista grosseiro vire a rua à direita (é permitido aqui virar a direita mesmo com sinal vermelho, se nenhum carro tiver vindo pela esquerda) e passe por cima de você na faixa de pedestres. Pela lei, o pedestre tem a preferência no trânsito quando cruzando na faixa, mas na verdade, muitos motoristas ignoram isso, principalmente nas cidades onde não há um sistema de multas através de câmeras como no Brasil.

Só em Austin, 20 pessoas morreram atropeladas em 2011, algumas delas atropeladas na calçada. Acidentes de trânsito fatais com ciclistas deixam uma média de 6 mortos todos os anos na cidade.

Então se você está acostumado com os motoristas bem educados de alguns países europeus, lembre-se que aqui nos Estados Unidos não dá para confiar neles nem na faixa de pedestres. Cruze a rua, mas sempre de olho nos carros. Espere que eles parem para que você atravesse. Não vale a pena o risco de quebrar uma perna ou ter algum dano mais sério, principalmente quando você está a passeio, se divertindo, num país estrangeiro.

É isso.

2 comments:

  1. Boa noite, querido amigo Dino.

    Nossa...
    Então aqui no Brasil, apesar dos pesares, é bem melhor que aí; pelo menos nesse quesito.

    Felicidades!!

    Beijos.

    ReplyDelete
  2. Verdade Amapola, por incrível que pareça eu me sentia mais seguro cruzando as faixas de segurança sem São Paulo do que aqui em Austin. A impressão que eu tenho é de que praticamente todo mundo aqui tem carro, e só não tem mesmo estudantes (porque não existe estacionamento suficiente perto do campus) e gente extremamente pobre. E gente pobre, pelo que eu percebo aqui, tem mais é de ser esmagada nas ruas, são menos que coisas.

    ReplyDelete