Saturday, April 28, 2012

Contato Físico nos Estados Unidos
pic from NYULocal

Nós no Brasil temos a impressão de que os americanos são em geral frios e distantes. Comparados a nós brasileiros, sim eles são mais frios. Mas não dá para generalizar. A minha experiência é de que americanos  da costa leste e do meio oeste são mais avessos ao contato físico.

Se você for a Nova York ou Chicago, evite tocar nas pessoas em ônibus e filas. Se acontecer por acidente, peça desculpas. Oh, I'm SorryExcuse-me são as frases de praxe. Algumas pessoas podem ficar iradas com um simples toque de mão nas costas no aperto do metrô, ou no aglomerado no final da escada rolante. Eles podem se sentir "empurrados", vítimas de sexual harassment e Deus sabe qual paranóia mais.

É comum no norte ser introduzido para alguém e as pessoas trocarem Nice to meet you ou Hi sem aperto de mão. No Sul do país e na costa oeste as pessoas são mais relaxadas com relação a isso. 

Além da diferença geográfica, outros fatores são responsáveis por essa questão do não ao contato físico:

Etnia: descendentes de alemães, por exemplo, certamente são mais inclinados a se irritarem com o contato físico ou proximidade de estranhos;

Racismo: ao contrário do Brasil, americanos viveram séculos de segregação racial e ainda que se diga que isso está no passado, as tensões raciais são latentes e certamente influenciam na questão do toque. 

1 comment:

  1. Boa noite, querido amigo Dino.

    Não podemos generalizar, mas agradeço ao bom Deus por ter nascido aqui, onde o aperto de mão às vezes é pouco, e sentimos vontade de abraçar um desconhecido. Seja por gratidão, por dó, por solidariedade...

    Discriminação é muito triste.

    Muitas bênçãos.

    Beijos.

    ReplyDelete