Friday, June 8, 2012

Cursos de inglês nos Estados Unidos


Há empresas no Brasil especializadas em fazer os arranjos todos de intercâmbio, curso e acomodação para você, como www.ci.com.br. Você só escolhe a cidade e diz quanto tempo quer gastar e ficar e pronto. Tudo resolvido (Abra sua carteira e pague, claro).

Mas você pode fazer todos os arranjos você mesmo. Escolha a cidade dos Estados Unidos onde quer ficar e procure por escolas ESL (English as Second Language). Se você vier para ficar só um mês o visto pode ser visto de turista. Se for mais de um mês, o visto precisa ser visto de estudante e a escola, depois que você pagar o depósito, vai te mandar um formulário de visto que você preenche e apresenta para o consulado para retirar o visto de estudante. Você precisa geralmente assinar um termo de compromisso com a escola de que vai retornar para o seu país de origem ao final do curso.

No caso de utilizar empresas como a central de intercâmbio, eles organizam alojamento para você. No caso de você resolver as coisas por conta própria, você precisa perguntar para o contato com a escola nos Estados Unidos se eles oferecem alojamento e quanto custa, e se já vem incluído no preço total do curso. Caso contrário, você precisa pedir para a escola uma lista de lugares em que estudantes estrangeiros agendam acomodação para a estadia. Como você não vem para ficar muito tempo, um quarto mobiliado é o que você precisa.

Inclua no seu orçamento despezas de alimentação. Caso você não tenha acesso à cozinha no lugar onde ficar, pode gastar de 20 a 50 dólares por dia por pessoa apenas com comida - em lugares  baratos.

Calcule ainda despezas de transporte diário do lugar onde vai ficar até a escola.

O site abaixo apresenta lista de escolas de ESL no mundo:

http://www.esl-guide.com/dir/index.html

Procure por USA e de lá faça uma busca por Estado ou cidade. Veja se a escola que você escolheu é creditada por organizações internacionais. É um bom meio de saber se elas são de qualidade. Busque também na internet se há reclamações de ex-estudantes do curso.

Os cursos de inglês como segunda língua geralmente são oferecidos em módulos de 2 e 4 meses de curso.   Os cursos regulares são de primavera e outono e os especiais de verão.

Um curso de 2 meses custa em média 2.250 dólares, o de 4 meses o dobro. Alojamento em quartos duplos  fica por volta de 900 dólares dependendo da cidade em que ficar.

Ponha tudo na ponta do lápis (ou na memória do laptop) e arrume as malas.

Austin, Texas.

Verifique idade limite. Algumas escolas de ESL não aceitam estudantes menores de 16 anos (adolescente é um porre em qualquer país).

No comments:

Post a Comment