Saturday, December 7, 2013

Vista-se para o frio


Experimente o gorro e tenha certeza antes de comprar de que ele cobre as orelhas e fica no lugar. Se lavar não ponha na secadora se for de lã - ele encolhe!

Se você vier para os Estados Unidos no inverno, saiba que pode fazer muito mais frio do que na Europa. No oeste da Europa, a corrente marítima Gulf Stream faz as temperaturas no inverno serem muito mais amenas do que seriam sem ela. Nos Estados Unidos a geografia do continente é como uma bacia. As frentes frias vêm direto do polo norte pelo Canadá e são puxadas para o Leste pelas correntes de ventos chamadas jet streams. Há duas correntes de ventos: uma polar no norte e uma subtropical mais ao sul. Ambas arrastam as correntes frias para o atlântico. Por isso na costa leste faz muito mais frio do que na oeste.

Pode fazer muito frio do norte do país até no sul. Todo inverno há dias de frio de temperaturas abaixo de 0ºC mesmo aqui no Texas. Como o estado é mais seco, raramente neva, mas pode haver chuva congelada. Você pode viajar e encontrar uma semana com temperaturas frias, com geadas todas as noites.

Todas as casas, restaurantes e edifícios tem aquecedores. Mas você tem de enfrentar o frio toda vez que for para a rua.

No Alaska e estados do norte onde as temperaturas chegam a -30ºC sair desprotegido pode resultar no que eles chamam de "frostbite". Nariz, orelhas, dedos dos pés e das mãos podem congelar e apodrecer.

Mais ao sul onde o frio não chega a ser tão forte, você ainda pode desenvolver dor de ouvido, dor de garganta, pegar um resfriado e mesmo acabar com pneumonia.

Se você vier no inverno para fazer turismo lembre que roupas de inverno brasileiras não servem para o inverno americano. Ao chegar aqui compre:

- um sobretudo de lã ou sintético pesado que vá até o meio das coxas ou canelas;
- há casacos recheados com pena de ganso (down). Você pode reconhecê-los pelo look estufadinho igual a personagem Choucroute do desenho A Bug's Life. Eles são quentinhos mas não são muito ecológicos..
- luvas de lã;
- gorro de lã ou sintético que cubra as orelhas;
- você também pode achar para comprar ear warmers;
- cachecol;
- sapatos, botas ou tênis de frio (calçados impermeáveis e, em caso de tênis, sem aquele tecido furadinho por onde o frio possa entrar).
- Evite casacos com zipper na frente sem uma aba que cubra o zipper. Frio pode entrar pelo zipper.
- Alguns casacos tem uma cordinha na barra inferior que permite à pessoa apertar a parte de baixo do casaco para o frio não entrar por baixo. Isso é muito útil quando está ventando e a temperatura está abaixo de 0º.
Choucroute do desenho Vida de Inseto

Casaco de Pena de Ganso (Down Coat)

Se você vier para esquiar em Utah, no Colorado ou em New Mexico, as roupas e sapatos de neve precisam ser impermeáveis, do contrário você se encharca. Quase todos os resorts tem lojas de roupa de ski. Você também vai encontrá-las em lojas de esporte como REI, Academy e Sports Authority.

Em cidades como Minneapolis, Chicago e New York o vento frio no inverno é cortante. Mesmo com calças compridas, você sente o frio nas pernas como se estivesse nu. A solução são long underpants que  é como uma cueca de perna longa. Também pode ser encontrado em versões femininas em lojas de esporte (acima citadas) ou LLbean que vende roupa nos Estados Unidos online e por catálogo e se especializa em roupas para os estados mais frios.

underpants or long johns


Você também pode comprar calças de veludo cotelê, muito populares no inverno e quentinhas.

Outra alternativa para se manter aquecido por baixo das calças mesmo com o vento frio é usar uma meia-calça feminina por baixo da calça jeans. O único problema disso é você gostar e voltar para o Brasil com um hábito novo...rsrs