Monday, October 8, 2012

New York: Gramercy Park

Estátua do ator Edwin Booth as Hamlet in Gramercy Park

Nova York tem um parque privado que é cercado por uma grade de ferro e só os moradores em volta tem chaves para seus portões.

O parque parece fixado no tempo em que foi cercado, no séc XIX, e lembra um pouco uma versão reduzida de Les jardins de Luxembourg em Paris. A gente imagina que logo um personagem de um romance de Proust vai aparecer de cartola e bengala em uma das alamedas.

Todo ano o parque distribui 383 chaves, $350 por chave, para seus moradores. Embora hoje as chaves não sejam mais feitas de ouro, como costumavam ser, se a pessoa perder a chave uma vez tem de pagar $1.000 por uma cópia, se perder pela segunda vez $2.000.

Para entrar você tem de fazer parte de uma pequena elite que pode morar no entorno do parque e pagar 40-60 milhões de dólares para ser vizinho de Uma Thurman e Julia Roberts, e claro, usar o parque!

Se você ficar no Gramercy Park Hotel, o bell hoper pode ir com você ao parque e abrir o portão. Do contrário você tem de se contentar em olhar do lado de fora...

PS_ Antes que tentem copiar esta idéia no Brasil com praças públicas, como li recentemente gente querendo fazer isso em São Paulo com uma praça na Consolação...essa área é privada e pertence aos vizinhos do parque que pagam pela sua manutenção.

No comments:

Post a Comment