Saturday, October 27, 2012

Correios



Então você comprou umas coisinhas a mais e para não pagar excesso de peso no avião, está pensando em mandar tudo pelo correio?

Pense outra vez: há vários problemas com isso, e eu posso falar desse assunto já que tenho experiência de sobra nessa área.

Primeiro: há sempre o risco de seu pacote "sumir" no correio brasileiro. O risco é maior no norte-nordeste do que no sul-sudeste, mas existe em todo país. Se você mandar o pacote registrado e pagar seguro, as chances do pacote sumir caem consideravelmente, mas sai mais caro.

Segundo: o correio americano é muito caro. 

Terceiro: na viagem do seu pacote, entre o correio americano e o brasileiro, está a figura da receita federal brasileira. Ultimamente eles andam parando tudo que chega e você recebe uma cartinha pelo correio, para pagar o imposto para poder retirar o pacote. Se não pagar, a receita fica com ele. O mais interessante é que eles cobram o que quiserem, muitas vezes mais que o preço do valor do produto em dólares de imposto. Eu costumava mandar presente de natal para familiares no Brasil mas agora não mando mais, porque as pessoas para receberem o presente tem de pagar imposto. Se for presente não tem imposto, mas a receita cobra assim mesmo. Ninguém vai processar a receita, pagar advogado, ficar anos e anos brigando na justiça por causa de um produto de valor pequeno. Por isso nada acontece e a receita abusa mesmo.

Na dúvida, pague o excesso de peso e leve tudo com você no avião.

Você pode mandar sua encomenda por um serviço privado. BRABOX promete mandar encomendas pelo FEDEX para o Brasil porta-a-porta, recolhendo taxas e resolvendo tudo ligado à receita...mas eu ainda não usei.

Há alguns anos atrás uma empresa brasileira de envio de encomendas para o Brasil prometia também entregar tudo certinho, mas de repente a empresa sumiu com as encomendas de um monte de gente e fechou. Por isso, antes de mandar por empresa privada, verifique bem se a empresa tem nome e reputação no mercado.

No comments:

Post a Comment