Tuesday, November 29, 2011

Bebidas alcoólicas nos Estados Unidos


Na maioria das cidades americanas é probido beber álcool em área pública. Se a polícia passar e você estiver bebendo cerveja no meio da rua você pode ser preso por intoxicação pública. As razões para isso são várias, como influenciar crianças no hábito de beber, ou evitar que gente bêbada provoque confusão.

Para beber, as pessoas vão a bares ou compram a bebida e tomam em casa. Na rua, qualquer um pode ser preso baseado nessas leis - que variam de estado para estado - de intoxicação pública. Você não precisa estar bêbado para ser preso. Basta ser de minoria étnica por exemplo e estar carregando uma latinha na mão.

A excessão são festas de times de futebol feitas nos estacionamentos de estádios ou outros locais chamadas de "tail gate party". Tailgate é a portiola da caminhonete na parte traseira do carro. As pessoas fazem churrasco e tomam bebibas sentadas na traseira das caminhonetes com o som no último. É o farofeiro de Santos versão americana. Neste caso, para evitar confusão com a polícia, a bebida é envolvida por um saco de papel ou "segurador" próprio para latas, que "esconde" a bebida.

Nos bares há um horário em que simplesmente se pára de vender bebidas (aqui no Texas é 2 da manhã). Com isso, os bares fecham cedo (Eles podem continuar abertos até as 4, mas porque não se vende bebidas alcoólicas, ninguém fica). Não sonhe de ficar nos bares no Texas até amanhecer. Isso não acontece.

O departamento de polícia manda policiais à paisana para os bares para pegar gente que bebe demais. Se você ficar bêbado, você comete uma contravenção com direito à multa e se você for cidadão americano isso fica na sua ficha criminal e qualquer empregador pode acessar. O estabelecimento comercial também  é multado por vender bebida à alguém que já bebeu demais.

Os policiais dizem aqui (no Texas) que depois das 2am só há dois tipos de pessoas nas ruas: policiais e as pessoas que eles estão querendo pegar.

Resumindo:


- A idade mínima para se beber é 21 anos;
- Não beba cerveja no meio da rua;
- Se comprar bebidas alcoólicas, leve-as para casa numa sacola ou embrulhadas, nunca saia carregando garrafa pela rua;
- Bares fecham às 2 da manhã;
- Não beba nos bares até cair ou perturbar alguém. A pessoa a quem você vai perturbar pode ser um policial disfarçado ou alguém que não vai hesitar em usar o celular.

Thursday, October 27, 2011

Problemas de Língua Inglesa: Please DO!

Você imagina Joan Crawford com frase semelhante? Nem eu.

O verbo auxiliar DO em inglês muitas vezes não faz muito sentido para a gente ou parece desnecessário. Reconheço que é difícil para nós brasileiros nos lembrarmos de usá-lo, quando mentalmente nossa cabeça quer mesmo é traduzir tudo diretamente do português, e como nós não temos estrutura correspondente na nossa língua, passamos a "deletar" o pobre do DO.

Uma vez estava numa casa de shows em Nova York, e de repente uma garçonete vem carregando dois pratos e pergunta na mesa ao lado:

"Who's ordered food?"


Claro que parece fazer sentido em português, mas em inglês não faz sentido (e depois foi fácil reconhecer a carioca da gema). Ademais, num restaurante com 200 pessoas, é provável que todo mundo "pediu comida". O mais comum seria usar DO:

Did you order a hamburguer? Did you order salad? Do you want beer?
Você pediu um hambúrguer? Você pediu salada? Você quer cerveja?

Perguntas simples que requerem respostas curtas, como sim e não em português, em inglês precisam de DO na resposta. Sem o DO fica parecendo que você está sendo grosseiro ou seco.

Did you see my glasses? Yes, I did. / No, I didn't.
Você viu meus óculos? Sim, eu vi. / Não, eu não vi.

Do you want to sit by the window? Yes, I do. / No, I don't.

O DO também pode ser substituído por "please" / "thank you" em respostas:

Do you want a glass of water? Yes, please. / No, Thank you.

Resumindo: aprenda a fazer perguntas e respostas com o verbo auxiliar DO. É inglês de verdade e faz toda uma diferença.

Veja vídeo-aula abaixo:

Tuesday, October 25, 2011

New York - Capital do Art Deco

Rockefeller Center

Se Paris é a capital do Art nouveau, New York é a capital do Art Deco.

Chrysler Building à noite

Art Deco começou também na França, sendo chamado então de arte moderna, e teve como marco a "Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais" em 1925.  Paul Poiret, fundador da "Escola de Arte Decorativa Martina" foi influenciado pelo cubismo, como Picasso e Braque, embora professasse repulsão pelo movimento. O estilo preferia as linhas retas às curvas, o simétrico ao assimétrico. Mas enquanto o Art Nouveau era burguês e o Modernismo anti-burguês, o Art Deco era uma arte feita para o gosto burguês (não é surpreza que faria tanto sucesso nos Estados Unidos). Surgiu então a antítese "Modern" (Modernista) e Art Moderne (Art Deco). Os dois surgiram ao mesmo tempo, mas tem diferenças profundas entre eles: o primeiro é futurista, o segundo usa elementos decorativos do passado. A descoberta da tumba de Tutankamon contribuiu para o acréscimo de ornamentos egípcios, aztecas, ameríndios, misturados com relâmpagos (futuro) e raios de sol (presente).

Com o final da primeira guerra mundial, a economia se aqueceu e Nova York viu um boom de construções que só iria ser refreado pela Grande Depressão em 1929. Mesmo com a depressão, grandes edifícios como o Crysler (1930) e o Empire State Building (1931) seriam construídos em Art Deco. O Empire State Building talvez tenha perdido muito de seu caráter decorativo devido a escassez de recursos durante sua construção.

Grandes egos fizeram com que Manhattan tivesse os arranha-céus que tem hoje. Milhonários donos dos prédios competiam  pelo título do prédio mais alto do mundo, e o estilo abraçado pela cidade na época era Art Deco. O movimento Deco se expandiria pelo país nos anos 30 e 40 e terminaria com o advento da Segunda Guerra Mundial.

Top 10 Art Deco Buildings - New York:

 1 - Chrysler Building
      405 Lexington Avenue, metrô Grand Central - 42nd Street.





2 - Empire State Building
     350 5th Avenue, entre 33th e 34th, metrô 34th Street/Avenue of Americas.

3 - Rockefeller Center
     10 Rockefeller Plaza, entre 50 e 51, peque o metrô linhas F, D, B ou Vaté a estação 47-50th Street - Rockefeller Center. Ônibus: pegue qualquer um das linhas M1, M2, M3, M4, M5, M6, M7 e desça na 50th Street.



4 - General Electric Building
     507 Lexington Avenue com rua 51. Metrô: estação 47-50th Street - Rockefeller Center


mais fotos do GE Building aqui.

5 - Barclay Bersey Building (Verizon Building)
     140 West St. Metrô: Linha E, World Trade Center


6 - American Standard Building (The Radiator Building)
     40 West 40th Street, entre 5a e 6a avenidas. 
     Metrô: Grand Central - 42nd Street (linha S)
É o pretinho básico


7 - Chanin Building
     122 East 42nd Street, esquina com Lexington Avenue.
     Metrô: Times Square - 42nd Street (linhas N, Q, R) ou 42nd Street Bryant Park (linhas B, D, F, M)






8 - Madison Belmont Building
     181 Madison Avenue, esquina com East 34 Street.
     Metrô: 34th Street - Herald Square (linhas N, Q, R) ou 33th Street (linhas 4, 6, 6X).






9 - Radio City Music Hall
    1260 Avenue of the Americas
     ônibus na direção do Rockefeller Center, 50th street (M5, M6, M7 ou M27, M50)
     metrô: linhas B, D, F até estação Rockefeller Center - 50th street.






10 - Mcgraw-Hill Building
       330 West 42nd Street, entre avenidas 8 e 9.
       metrô: 42nd Street - Port Authority Bus Terminal (linhas A, C, e E)

O lobby do edifício está cheio de elementos Art Deco como figuras geométricas, linhas paralelas e pontas arredondadas. Preste atenção nas iluminárias que parecem ter sido feitas para um filme de Frankenstein.

Leia mais sobre Deco:

http://www.salon.com/2011/10/21/art_deco_imprint/

fonte para fotos: Rockefeller Center e Chrysler Building minhas, demais da web.

Saturday, October 22, 2011

Chicago: Tour de casas de Frank Lloyd Wright in Oak Park

Estúdio
Casa e estúdio de Frank Lloyd Wright: 951 Chicago Avenue, Oak Park, IL



mapa da caminhada pelo bairro, com lista das propriedades:

http://www.oprf.com/flw/index-walk.html


Unity Temple - Oak Park
875 Lake Street, Oak Park, Illinois






Enquanto você passeia pelo bairro a procura das casas projetadas por Wright, você vai ver casas bonitas feitas por outros arquitetos em outros estilos:






Fonte:
http://gowright.org/calendar/69/8504-Walking-Tour-of-the-Frank-Lloyd-Wright-Historic-District.html

Chicago: Robie House


Frederick C. Robie House projetada por Frank Lloyd Wright é um das mais importantes construções arquitetônicas dos Estados Unidos. A casa foi construída para o empresário Frederick Robie entre 1908 e 1910 no estilo Prairie que é tipicamente americano. Wright projetou não apenas a casa, mas tudo dentro dela, como móveis, vitrais, tapetes, iluminárias e tecidos. É um marco do modernismo em arquitetura nos Estados Unidos.

Robie House fica no campus da Universidade de Chicago.

Endereço: 5757 South Woodlawn Avenue, Hyde Park, Chicago, Illinois.

Horário: das 11:00 às 14:00 quintas às segundas. Fechado terças e quartas.

http://gowright.org/calendar/69/8142-Robie-House---Guided-Interior-Tour.html

Fotos não eram permitidas dentro da casa quando eu a visitei, essa é a vista do outro lado da rua.

Sunday, October 2, 2011

Usar banheiro nos Estados Unidos


Ao contrário de cidades do Brasil e Argentina, e da maioria das cidades da América do Sul, os esgotos das casas americanas são feitos para receber papel higiênico. Eles não entopem apenas com papel higiênico.

Americanos que vão para o Brasil e Argentina acham nojento não poder jogar o papel higiênico sujo no vaso e ter de expor num cesto de papel o resultado da bagunça. 

Mas aqui, lembre-se sempre de que no cesto de lixo do banheiro vão cotonetes, tampons (OB) devidamente embrulhados com papel ou plástico, absorvente íntimos, lenços de papel e lixo de banheiro em geral, exceto papel higiênico. Papel higiênico é no vaso.

Jamais ponha tampon (OB) no vaso. 

Monday, September 12, 2011

O que não perder no Metropolitan Museum of Art - New York


O MET - Metropolitan Museum of Art é enorme e, a não ser que você tenha muito tempo e disposição para andar e andar e andar, você terá de escolher as principais obras para ver ou o que mais te interessa. Há mapas do museu em várias línguas, inclusive português, que você pega num guichê de informações logo na entrada do museu.

Muita gente quer ver arte egípcia e greco-romana. Vários museus americanos estão abarrotados de relíquias de vários países, compradas e trazidas para os Estados Unidos por colecionadores particulares  no tempo em que não havia muita regulamentação. Elas foram passando com o tempo para a coleção de grandes museus.

Se você tem pouco tempo, eu pularia toda essa parte, e iria direto para as secções de pintura européia, principalmente do século XIX e início do século XX.


O que não perder:




1 - Paul Cezanne - Card players - circa 1890




2 - Egon Schiele - Auto retrato - 1911




3 - Dominique Ingres - Odalisque in Grisaille - 1824-1834




4 - Edouard Manet - The Monet Family in Their Garden at Argenteuil, 1874




5 - Claude Monet - Garden at Sainte-Adresse, 1867




6 - Claude Monet - Camille Monet on a Garden Bench, 1873




7 - Claude Monet - Bridge over a Pond of Water Lilies, 1899




8 - John Singer Sargent - Madame X - 1883-1884




9 - John Singer Sargent - The Wyndham Sisters - 1899




10 - Vincent Van Gogh - Cypresses - 1889




11 - Vincent Van Gogh - L'Arlesienne - 1888-1889




12 - Vincent Van Gogh - Self-Portrait with straw hat - 1887




13 - Vincent Van Gogh - Wheat Field with Cypresses - 1889




14 - Vincent Van Gogh - Shoes - 1888




15 - Pablo Picasso - At the Lapin Agile - 1905




16 - Pablo Picasso - Head of a Woman - 1960




17 - August Renoir - Two Young Girls at the Piano, 1892




18 - Paul Gaugin - Two Tahitian Women -  1899




Arrange um tempo para correr atrás destes três tesouros barrocos:


19 - Michelangelo Caravaggio - The Lute Player - 1597




20 - Michelangelo Caravaggio - The Denial of Saint Peter - 1571-1610


21 Michelangelo Caravaggio - The musicians - 1695


Você pode procurar quadros dos seus pintores favoritos no site do museu:


Horário:
Fechado às segundas-feiras, exceto durante feriados
Terças à quintas das 9:30 da manhã às 5:30 da tarde
Sextas e Sábados das 9:30 da manhã as 9:00 da noite
Domingos das 9:30 da manhã as 5:30 da tarde.


Tíquetes:


adultos: $25
idosos: $17
estudantes: $12 
menores de 12 anos: grátis

Endereço:

1000 Fifth Avenue at 82nd Street
New York, New York 10028-0198
Informações: 212-535-7710


Como chegar lá:

Pegue o metrô até estação 77th Street ou 86th Street e ande a pé algumas quadras até o museu. O museu fica no lado leste do Central Park, na 5th Avenue.