Thursday, May 19, 2011

Calendário Gay de Austin: QueerBomb Parade



2010 Queerbomb Parade
Até 2009 Austin tinha apenas uma Gay Parade que acontecia no mês de junho. As pessoas pagavam para participar comprando uma pulseira ou colar que dava acesso ao curral onde a feira era realizada, com shows, venda de comida, bebida, serviços e artigos. A feira funcionava como concentração e no final da tarde, se realizava a Parada que percorria a rua dos bares gays no Centro da Cidade (hoje a rua dos bares mistos). Mas em 2010 houve um racha no movimento com a demissão de um diretor da parada que a organizava há muitos anos.

Surgiu então a Queerbomb que pretendia ser uma Parada Alternativa não-comercial, em uma resposta à organização da outra parada que tinha virado uma máquina de fazer dinheiro.

A primeira Queerbomb aconteceu com concentração em frente à um bar gay no leste da cidade, e andou no batuque e no grito, pelo centro da cidade, fez a volta dos bares e voltou para onde havia começado. O evento foi um sucesso e tirou um pouco do lustro da Parada Gay Oficial, que aconteceu algumas semanas depois. A Parada Gay Official tem trios, e várias agremiações se apresentam, como funcionários da Dell (cuja sede é em Austin), de Supermercados, grupos gays, bear, lésbicas de patins, lésbicas de motocicletas, corpo de bombeiros, polícia etc.

Esse ano a Parada Oficial foi empurrada para setembro, junto com o festival de cinema LGBT, provavelmente em consequência do aparecimento de Queerbomb que acontece agora no dia 3 de junho, sexta-feira. Austin talvez seja agora a única cidade americana com duas Paradas.

Rebecca Havemeyer, personagem de Paul Soileau. Paul Soileau abriu a Parada Queerbomb 2010 desmontado.


Leia mais no site da Queerbomb:

http://queerbomb.org/

A semana inclui várias atividades que podem ser checadas no site:

http://www.pridetexas.org/austin-gay-pride.html

No comments:

Post a Comment