Friday, February 21, 2014

Não fale mal das pessoas em português

Apesar do estereótipo ser feminino, alguns homens são experts em fofoca e maledicência

Graças às diversas crises dos mercados financeiros dos anos 90, que fez com que milhares de brasileiros emigrassem para a Europa e os Estados Unidos, e também devido ao subsequente progresso económico no Brasil dos anos Lula - que aumentou o tamanho da classe média viajante - brasileiros estão por toda parte.

Além disso não é impossível em cidades universitárias encontrar estudantes americanos fluentes em português do Brasil, como eu mesmo já encontrei aqui em Austin.

Não é porque você fala português, num país onde a maioria das pessoas não fala a sua língua, que você pode sair metralhando as pessoas com palavras ofensivas.

Outro dia fui à ópera e ouvi um casal brasileiro conversando. A esposa não falava inglês muito bem, então o marido tinha de traduzir para ela o que estava acontecendo, já que a ópera era em italiano e as legendas em inglês. Além desse incómodo de ouvir alguém conversando durante o show, o marido se referia ao vilão da ópera como "o viado"..."aquele viado lá..."

O pior é que o vilão da ópera nem viado era...estava mais é querendo mandar o mocinho para ser fuzilado, assim ele poderia ficar com a protagonista da história...

Alguns viados são vilões, mas nem todos os vilões são viados. Gays são gente como qualquer um. Tem gente boa, tem gente má.

Aff dá uma descrença do nosso povo às vezes.

Então fica a dica: quer viajar pelo mundo para voltar para o Brasil e dizer para todos os amigos que é culto?  Cultura e educação não dependem de viagens internacionais. Ir para Paris não faz ninguém melhor que ninguém. Ir comprar em Orlando não faz ninguém mais educado que ninguém. Boa educação se aprende em qualquer lugar. Respeito pelo próximo se aprende em casa e na escola. Não precisa gastar $2000 doláres de passagem aérea para isso.


Lembre-se que além de outros brasileiros e portugueses, o português do Brasil é compreensível para falantes de italiano e de espanhol.