Friday, April 25, 2014

Cartões de crédito pré pagos



Eu disse aqui numa postagem anterior que usar cartões de crédito pré-pagos era uma boa alternativa para quem vem aos Estados Unidos a passeio, porque você fica limitado a gastar aquela quantia (a não ser que transfira mais dinheiro) e não precisa ficar pagando juros sobre a quantia como seria num cartão de crédito comum, já que o dinheiro é seu.

Mas empresas de cartão ávidas em lidar com esse niche de mercado ainda sem muito controle governamental (uma conta com dinheiro seu parado esperando para ser gasto), criaram taxas e mais taxas que podem variar entre $2.50 a $15 dólares por transação, dependendo do cartão. $2.50 não parece muito, mas se em cada compra a empresa de cartão te taxar $2.50, no final da viagem você pode ter gasto centenas de dólares em taxas, além dos $20 que você paga para comprar o cartão. Outros cobram taxa toda vez que você liga para a companhia para resolver algum problema ou depositar mais dinheiro. Outros tem taxas diferentes para retirar dinheiro no caixa automático e para fazer compras.

Então, se for comprar cartão de crédito pré pago para sua viagem compare as taxas entre diferentes bandeiras (e bancos). Pode ser que compense mais usar um cartão de crédito internacional comum e depois quitá-lo de uma vez quando voltar ao Brasil para evitar a bola de neve dos juros.

http://www.npr.org/2010/12/12/131989938/prepaid-debit-cards-more-plastic-more-problems