Saturday, December 7, 2013

Vista-se para o frio


Experimente o gorro e tenha certeza antes de comprar de que ele cobre as orelhas e fica no lugar. Se lavar não ponha na secadora se for de lã - ele encolhe!

Se você vier para os Estados Unidos no inverno, saiba que pode fazer muito mais frio do que na Europa. No oeste da Europa, a corrente marítima Gulf Stream faz as temperaturas no inverno serem muito mais amenas do que seriam sem ela. Nos Estados Unidos a geografia do continente é como uma bacia. As frentes frias vêm direto do polo norte pelo Canadá e são puxadas para o Leste pelas correntes de ventos chamadas jet streams. Há duas correntes de ventos: uma polar no norte e uma subtropical mais ao sul. Ambas arrastam as correntes frias para o atlântico. Por isso na costa leste faz muito mais frio do que na oeste.

Pode fazer muito frio do norte do país até no sul. Todo inverno há dias de frio de temperaturas abaixo de 0ºC mesmo aqui no Texas. Como o estado é mais seco, raramente neva, mas pode haver chuva congelada. Você pode viajar e encontrar uma semana com temperaturas frias, com geadas todas as noites.

Todas as casas, restaurantes e edifícios tem aquecedores. Mas você tem de enfrentar o frio toda vez que for para a rua.

No Alaska e estados do norte onde as temperaturas chegam a -30ºC sair desprotegido pode resultar no que eles chamam de "frostbite". Nariz, orelhas, dedos dos pés e das mãos podem congelar e apodrecer.

Mais ao sul onde o frio não chega a ser tão forte, você ainda pode desenvolver dor de ouvido, dor de garganta, pegar um resfriado e mesmo acabar com pneumonia.

Se você vier no inverno para fazer turismo lembre que roupas de inverno brasileiras não servem para o inverno americano. Ao chegar aqui compre:

- um sobretudo de lã ou sintético pesado que vá até o meio das coxas ou canelas;
- há casacos recheados com pena de ganso (down). Você pode reconhecê-los pelo look estufadinho igual a personagem Choucroute do desenho A Bug's Life. Eles são quentinhos mas não são muito ecológicos..
- luvas de lã;
- gorro de lã ou sintético que cubra as orelhas;
- você também pode achar para comprar ear warmers;
- cachecol;
- sapatos, botas ou tênis de frio (calçados impermeáveis e, em caso de tênis, sem aquele tecido furadinho por onde o frio possa entrar).
- Evite casacos com zipper na frente sem uma aba que cubra o zipper. Frio pode entrar pelo zipper.
- Alguns casacos tem uma cordinha na barra inferior que permite à pessoa apertar a parte de baixo do casaco para o frio não entrar por baixo. Isso é muito útil quando está ventando e a temperatura está abaixo de 0º.
Choucroute do desenho Vida de Inseto

Casaco de Pena de Ganso (Down Coat)

Se você vier para esquiar em Utah, no Colorado ou em New Mexico, as roupas e sapatos de neve precisam ser impermeáveis, do contrário você se encharca. Quase todos os resorts tem lojas de roupa de ski. Você também vai encontrá-las em lojas de esporte como REI, Academy e Sports Authority.

Em cidades como Minneapolis, Chicago e New York o vento frio no inverno é cortante. Mesmo com calças compridas, você sente o frio nas pernas como se estivesse nu. A solução são long underpants que  é como uma cueca de perna longa. Também pode ser encontrado em versões femininas em lojas de esporte (acima citadas) ou LLbean que vende roupa nos Estados Unidos online e por catálogo e se especializa em roupas para os estados mais frios.

underpants or long johns


Você também pode comprar calças de veludo cotelê, muito populares no inverno e quentinhas.

Outra alternativa para se manter aquecido por baixo das calças mesmo com o vento frio é usar uma meia-calça feminina por baixo da calça jeans. O único problema disso é você gostar e voltar para o Brasil com um hábito novo...rsrs

Parques de Austin /Osten/


Lady Bird Lake


Trilhas - trails - [treyls]

Austin tem uma quantidade enorme de parques e áreas verdes.  A cidade está entre as 10 cidades americanas mais verdes. Quase todos os parques têm trilhas, muitas vezes você pode ir de uma região da cidade à outra seguindo uma trilha. A cidade tem 16.000 acres de terra preservada dividida em 251 parques, 15 reservas ecológicas (santuários para espécies nativas, geralmente sem área para visitantes) e 40 cinturões verdes (área de parques no entorno de rios e canions)

Lady Bird Lake, o lago central, tem pista de caminhada muito popular aos domingos de manhã.

Cães devem ser levados à coleira. É uma lei municipal e você pode ser multado se não manter seu cão atado a você. A multa pode chegar a $500 dólares.  Não importa se o seu cão é um docinho de criatura. A prefeitura não quer que os cães corram soltos perto dos rios, e muitos donos fazem isso para se verem livres de apanhar suas fezes.  O que acontece é que a chuva leva as fezes para a água e depois essa mesma água vai parar nas torneiras da cidade, exigindo tratamento adequado para remover clorifórmios fecais. Com os cães na coleira, os donos se sentem mais impelidos a apanhar as fezes.

Os melhores parques para caminhada ou mountain biking são Emma Long park, Barton Creek Green Belt e Bull Creek Green Belt. Ao contrário do lago central que é servido de várias linhas de ônibus, você precisará alugar um carro, pegar um taxi ou arrumar uma carona para ir aos demais parques:

Bull Creek Green Belt:

Bull Creek Cinturão Verde é um parque imenso que acompanha o leito do córrego Bull. Seguindo a trilha, há área para entrar no rio, mesas de pique-nique com churrasqueira, quadra de volley e basquete.




Emma Long District Park:



Emma Long é um parque mais distante da cidade com uma trilha bucólica chamada Turkey Creek que corta córregos de águas cristalinas na primavera e no inverno - no verão os córregos ficam secos. Você precisa se balançar em pedras para cruzá-los em tempos de chuva. A trilha é longa, rochosa, tem trechos de inclinação e declive. Use calçado confortável. Um dos limites do parque é o rio Colorado que tem água continuamente.



Nos meses de verão (julho/agosto/setembro) não há água nos córregos. Boa parte do Texas tem clima semi-desértico e embora Austin esteja na fronteira geológica e climática entre leste e oeste do Estado, o verão aqui é muito quente (a temperatura pode passar 40 graus) e quase não chove.

Barton Creek Green Belt:




Este parque é popular com nadadores na primavera quando há água nos rios e também com quem gosta de escalar montanhas/paredões.
Numa primavera chuvosa tem água no córrego suficiente para nadar. Em agosto, no verão não tem uma gota.