Saturday, November 17, 2012

Stomach Flu


Gastroenterite é muito comum nos Estados Unidos. Eles a chamam de stomach flu e a doença nada mais é do que uma virose que ataca o sistema digestivo. Antes de vir para cá eu nem sabia que isso existia.

A maioria das pessoas tem febre, vômito, diarréia e dores abdominais. Os sintomas demoram de 4 a 48 horas para se manifestar e geralmente duram 24 horas. Os vírus mais comuns responsáveis por gastroenterite são norovírus, rotavírus, astrovírus e enteric adenovírus que as pessoas contraem através da ingestão de água e/ou comida contaminada (por material fecal).

A maioria das pessoas come fora de casa nos Estados Unidos,  e como o sistema de vigilância sanitária deles varia muito de cidade para cidade (as condições de higiene e de qualificação dos funcionários de cozinha também variam - na maioria dos restaurantes a mão de obra é de imigrantes ilegais mexicanos), o resultado da sua visita àquele restaurante charmoso e de pratos deliciosos, pode lhe virar do avesso.

Caso aconteça com você, tome bastante líqüidos. Se os sintomas não desaparecerem em 24 horas, procure um médico. Algumas pessoas podem ficar desidratadas, desenvolver infecção intestinal, ter problemas de pressão baixa ou entrar em coma.

foto do site deadspin

Thursday, November 8, 2012

Fort Worth: onde ficar


O melhor lugar para ficar em Fort Worth/Dallas é o Hilton Hotel do centro da cidade. Os quartos mais simples são super confortáveis, mas a melhor coisa do hotel é o lugar. Fica bem no centro, perto de lojas e restaurantes. Você pode sair do hotel e caminhar até um teatro ou tomar café da manhã na padaria.

O hotel é um prédio histórico. O presidente John F. Kennedy passou sua última noite nele, antes de sair para Dallas, onde levou um tiro.

Os preços médios ficam acima de $250 a noite. Se você procurar no site expedia ou agendar com antecedência no site do hotel pode conseguir preços melhores. Você pode conseguir hotéis mais baratos, mas serão mais afastados e a experiência de hotel histórico não vai estar presente.

Endereço: 815 Main Street, Fort Worth, Texas.
Telefone: 1-817-870-2100

Fort Worth: Modern Art Museum of Fort Worth

Arquitetura do Museu de Arte Moderna de Fort Worth - detalhe escultura de aço "Conjoined" de Roxy Paine.


O museu de arte moderna de Fort Worth fica do outro lado da rua do Kimbell Art Museum. Se você gosta de arte moderna, o museu tem vasta coleção e também exposições temporárias.



Note a estrutura de metal do lado direito do edifício. Ela é a obra de arte Vortex do artista Richard Serra. Crianças (e adultos) adoram brincar com o eco dentro da peça batendo os pés, palmas e fazendo sons com a boca. Não se acanhe e brinque também. Era essa a intenção do artista.

Destaques da Coleção:

1 - Pablo Picasso - Femme Couchée Lisant, 1960.

Add caption
2 - Roy Lichtenstein - Mr. Bellami, 1961.


3 - Alain Jacquet - Camouflage Botichelli, 1963-64


4 - Andy Warhol - Twenty-Five Colored Marilyns, 1962



5 - Vik Muniz - The Doubting of Thomas, 1961


6 - Cynthia Brents - Celebrity, 1950



7 - Davis Bates - Night Heron, 1986-87


8 - Richard Diebenkorn - Girl With Flowering Background, 1962.


9 - Mark Rothko - Light Cloud, Dark Cloud, 1957.


10 - Ben Shahn - Allegory, 1948


Endereço

3200 Darnell Street - Fort Worth - Texas 
Telefone: 817 - 738-9215

Horário: 

Terças das 10:00 às 19:00;
Quartas, Quintas, Sábados e Domingos das 10:00 às 17:00; 
Sextas das 10:00 às 20:00.

Fechado: Segundas-feiras, dia de natal e véspera, dia de ano novo, 4 de julho, dia de ação de graças.

Preço: 

$10.00 adulto (maiores de 13 anos);
$4.00 estudante com documento e idosos (maiores de 60);
grátis para crianças menores de 12 anos.

A entrada é franca no primeiro domingo do mês e metade do preço toda a quarta-feira.

Estacionamento gratuito em frente ao museu.


Friday, November 2, 2012

Santa Fé - New Mexico


Instituto of American Indian Art Museum
Santa Fé é a terceira cidade mais antiga dos Estados Unidos e a mais antiga capital de Estado. O local é ocupado por índios Pueblo desde o século IX, e os espanhóis fundaram a cidade de La Villa Real de la Santa Fé de San Francisco de Asís, no que era então a colônia espanhola Santa Fé de Nuevo México, em 1610.

A cidade fica nas montanhas a uma altitude de 2.134 metros acima do nível do mar, o que faz dela a capital de estado mais alta do país. Neva no inverno, mas por causa da altitude e por ser em área desértica a precipitação não é pesada e não dura muito. No verão as temperaturas são sempre agradáveis a noite, também por causa da altitude.

Os céus em New Mexico são de um azul quase turquesa e os prédios da cidade em adobe tem um tom do bege para o rosado. A combinação das duas cores com arquitetura colonial de adobe no estilo indígena pueblo é simplesmente encantadora.

Você vai encontrar inúmeras galerias de arte em Santa Fé. Muitos artistas de todas as partes dos Estados Unidos (pintores e escultores de todos os estilos), têm galerias ou expõem trabalhos em Santa Fé. Outros vão para lá a passeio e acabam ficando, encantados com os céus, a arquitetura e a meca de arte que Santa Fé é.

Há restaurantes de todo tipo na cidade, mas se você quiser economizar uma grana, vá ao supermercado Whole Foods (753 Cerrillos Road). Os funcionários são simpáticos e eles tem uma deli com sanduíches, comida ao peso, e tal.

Pode ser útil alugar um carro quando você chegar a Santa Fé. Com ele você pode conhecer a região e o povoado indígena em Taos.

O que não perder em Santa Fé:

1 - Georgia O'Keeffe Museum
217 Johnson Street - Santa Fé
http://www.okeeffemuseum.org/

Georgia O'Keeffe - Calla Lily Turned Away - 1923


2 - New Mexico Museum of Art
107 West Palace Avenue - Santa Fé
http://www.nmartmuseum.org/
Salvador Dali - Retrato de Isabelle Baker Woolley -1935
3 - Compre bijuterias de prata dos artesãos indígenas na Plaza. Eles estendem seus panos no chão e as pessoas passam e escolhem. Que nem feira hippie no Brasil.



4 - Tome suco de Prickly Pear e coma enchiladas. É a comida mais tradicional que você vai encontrar por lá.

5 - O hotel mais tradicional da cidade é o La Fonda. Se você não pode pagar para ficar lá, pelo menos se dê ao luxo de visitar a confeitaria e comer alguma guloseima:

The French Pastry Shop
100 E. San Francisco Street, Santa Fé
Flores nas calçadas

Música de Câmara

Loretto Chapel - 207 Santa Fé Trail - Santa Fé (505) -982-0092

Mais informações: http://www.lorettochapel.com/index.html


Escada milagrosa sem sustentação na Loretto Chapel

Pessoas do mundo todo vêm ver a escada miladrosa na capela Loretto.

Catedral de São Francisco

Igreja de São Miguel


A mais velha igreja dos Estados Unidos - 1610.
Se você quiser ficar num lugar charmoso, que já recebeu escritores ilustres como D.H. Lawrence e atrizes como Rita Hayworth escolha o Inn of the Turquoise Bear. No mesmo lugar desde 1927.

Inn of the Turquoise Bear - Bed and Breakfast
http://www.turquoisebear.com/index.php


Onde Ficar: Inn of the Turquoise Bear - 342 Buena Vista Street - Santa Fé, New Mexico - 87501
Santa Fé é - para mim - a cidade mais bonita dos Estados Unidos. É a minha disneylândia.

Thursday, November 1, 2012

Calças Jeans Americanas



Você se lembra da Zoomp? A Zoomp surgiu no mercado brasileiro nos anos 80 e fez muito sucesso com uma idéia simples: fazer calças jeans adaptadas para o corpo do brasileiro. Como nós temos uma boa quantidade de sangue negro nas veias (pesquisas mostram que até os loiros no Brasil tem um pé na senzala), o brasileiro tem bunda e coxas mais salientes que os similares brancos...(a dieta de arroz e feijão também ajuda na proeminência da retaguarda).

O que acontece com os brazucas e os latino-americanos em geral quando vêm comprar roupas nos Estados Unidos é que as calças são feitas para o corpo do americano médio branco: são ótimas se seu corpo é uma tábua (ou tronco de jatobá), mas em nós elas ficam apertadas nos quadris e largas na cintura.

E não adianta experimentar muito, porque quanto maior o quadril, mais folgada a cintura será...

Por via das dúvidas compre um cinto com sua calça nova, você vai precisar dele.