Monday, August 29, 2011

12 atrações para não perder em Nova York

1 - Metropolitan Museum of Art - MET;


2 - Museum of Modern Art - MoMA;


3 - Broadway e Times Square;


4 - Empire States Building;


5 - Passeio de barco até a Estátua da Liberdade;


6 - Concerto de Jazz no clube "Blue Note";


7 - New York Public Library;


8 - Brooklyn Bridge;



9 - Museum of Natural History;


10 - Grand Central Terminal;


11 - Catedral de São Patrício;


12 - Chrisler Building.


Sim, tirando o edifício per se, o Guggenheim Museum é completamente passável...aliás essa palavra é perfeita para descrevê-lo: as pessoas nem olham a "arte" direito...apenas passam por ele..

source: pictures are mine, excepted Blue Note Jazz Club from internet.

Compras nos Estados Unidos - Lojas de departamentos


Caso seja a primeira vez que você venha para os Estados Unidos e não conheça as lojas:

Em qualquer cidade grande americana você vai encontrar as lojas de departamentos:

Macy's

A maior loja de departamentos do planeta é a loja da Macy's em Nova York. Nela você encontra perfumes, roupas, roupas de cama, mesa, cozinha e eletrodomésticos. É um bom lugar para comprar perfumes e pesquisar preços de roupas de marca.

Target

Target é como as Lojas Americanas no Brasil: tem de tudo um pouco e os preços são baratos, embora a qualidade não possa ser comparada com a das lojas de marca. Mas vale pelo preço. Gays nos Estados Unidos vêm boicotando as lojas Target porque a direção da rede contribuiu financeiramente para a campanha de políticos anti-gays nos Estados Unidos. Então se você é gay ou simpatizante da causa, bata as tamancas e não vá.

Dillard's

Muito parecida com a Macy's, talvez um pouco menos refinada, os preços são muito semelhantes. Tem praticamente as mesmas coisas que você encontra na Macy's.

Neiman Marcus

Esta loja é para quem quer mesmo gastar. Os preços são mais salgados, os vendedores mais metidos, mas  é uma daquelas lojas onde dá status comprar e sair balançando a sacolinha pelo caminho. Tem gente que até expõe a sacola por meses em lugar de destaque no quarto, para prolongar a sensação de prazer da compra.

Nordstrom 

Nordstrom traz as melhores marcas de roupas e sapatos com preços e clientela diferenciados. Os produtos são mais caros, afastando a clientela que as marcas não querem se ver identificadas com. Se Target é para os pobres e Macys para a classe média, Nordstrom é mesmo para quem tem mais dinheiro. 

Bealls, Kohls, Sears, JCPenny

Estas quatro lojas têm preços médios e marcas populares. Você encontra roupas, sapatos, eletrodomésticos, jóias, perfumes, roupas de cama e mesa.


Thursday, August 25, 2011

Havaianas são a última moda em Nova York


Para minha surpresa, no verão muita gente anda com as populares e baratas chinelas havaianas, ou as imitações como "brasileiras". Muitos turistas italianos vão para toda parte de chinelo: museus, teatros, etc. Eu não perdi a oportunidade e fui ao Metropolitan de chinelas. Logo eu que não usava havaianas nem em casa.


Depois de passar um dia com elas, andando para todo lado, desenvolvi alergia onde as correias pegam. Se você olhar bem na foto acima, vai ver umas manchas roseadas. Super-coçantes. Mas melhor que usar sapato com os pés cheios de bolhas.

Wednesday, August 24, 2011

Nova York - Quando ir


Nova York no verão não chega a ser tão quente quanto o Rio de Janeiro na mesma estação. O verão novayorkino é agradável e pode ser chuvoso (leve um guarda-chuva bom, porque os que se compra nas ruas de Nova York não duram 45 minutos se houver vento). O único problema de se ir para Nova York no verão são as férias. Junho, Julho e Agosto são férias escolares aqui e muitos países da Europa tem férias escolares na mesma época. Isso encarece o preço de tíquetes para peças de teatro (lei da oferta e procura) e você pode se preparar para longas filas nas principais atrações.

Eu fiquei duas horas na fila para pegar um barco para ver a Estátua da Liberdade e a vista da cidade do mar. Nessa mesma fila imensa, uma turista italiana chegou na minha frente enquanto eu olhava a internet pelo celular e fez de conta que fazia parte do grupo francês que estava na minha frente. Depois de uma meia hora, lá vem o marido dela e se põe na minha frente também. Logo eu tive de rodar a baiana, e deixá-los para trás, os turistas japoneses não se importaram deles cortarem a fila na frente deles. Fique de olho nos turistas europeus. Eles acham que porque os americanos e latino-americanos geralmente não entendem outras línguas, que francês, italiano, alemão, etc...são tudo a mesma coisa para nós. Isso também nos mostra que tem gente metida a "espertinha" em qualquer país. Cortar fila não é um hábito exclusivo dos cariocas. ;-p 

Para evitar a muvuca de turistas, se puder, vá à Nova York em outros meses do ano que não durante as férias de verão aqui. A primavera e o outono são ótimos, e se você não tiver medo de frio, dezembro e janeiro também são menos concorridos.