Tuesday, May 31, 2011

Austin Lyric Opera


A temporada de Opera em Austin começa sempre em Novembro e termina em Abril.

Diferentemente de cidades grandes como Nova York em que a opera funciona todos os dias da semana, alternando diferentes grupos de cantores e músicos (eles só não funcionam segundas e durante as férias de verão), em Austin a ópera funciona em datas restritas.

The Magic Flute
5, 11 e 13 de novembro de 2011.
Em alemão com legendas em inglês.

Lucia de Lammermoor
28 de janeiro e 3 e 5 de fevereiro de 2012.
Em italiano com legendas em inglês.

Turandot
14, 20 e 22 de abril de 2012.
Em italiano com legendas em inglês.

Vale a pena quando vier aos Estados Unidos marcar as datas da viagem de acordo com a programação cultural que você não quer perder, principalmente do que não há muita oportunidade para se desfrutar no Brasil.

A opera tem lugar no belo Long Center for Performing Arts, um enorme teatro contruído com doações de gente riquíssima como a família Long que tem seu nome no edifício, mas também de gente comum de todo o tipo.

Veja trechos das 3 óperas no youtube:

The Magic Flute ( A Flauta Mágica):

Lucia de Lammermoor

Turandot


Página da Austin Lyric Opera na internet:

ACL - Austin City Limits Festival


Austin City Limits é um festival de música que acontece todos os anos em Austin no começo do Outono. Este ano acontece de 16 a 18 de Setembro, no Zilker Park, um parque relativamente perto do centro da cidade. Compre os seus passes para 3 dias de festival sempre com antecedência de vários meses, porque eles vendem rápido. Depois só no mercado negro ou bilhetes individuais para determinado show. Este ano as atrações são Cold Play, My Morning Jacket, Stevie Wonder, Kenye West, Fleet Foxes, Arcade Fire e várias outras atrações.

O Festival recebe o mesmo nome de um show de música nacional da rede de TV pública PBS que é gravado em Austin.

Geralmente 70 mil pessoas freqüentam o festival a cada dia.


Saturday, May 21, 2011

Programação cultural de Austin: South by Southwest


O Festival que abre a primavera em Austin é chamado de South by Southwest. Acontece geralmente na primeira quinzena de março, dura quatro dias, e atrai gente de todo país e de outros países para shows de música em cerca de 90 diferentes locações pela cidade. O festival de música é um show para a indústria e serve de vitrine para novos artistas. Vários cantores que hoje são sucesso, foram descobertos pela indústria neste festival. Concomitantemente com o festival de música, acontece o festival de cinema que dura mais ou menos dez dias, e o festival chamado interativo, com novidades eletrônicas em jogos e computadores, que dura cerca de cinco dias.

O nome do festival é uma reapropriação de um título de filme de Alfred Hitchcock North by Northwest, e representa a locação da cidade de Austin, meio no sul/sudoeste dos Estados Unidos.

Veja mais informações no site do Festival:

http://sxsw.com/

Thursday, May 19, 2011

Calendário Gay de Austin: primeiro e último mergulhos


Duas vezes por ano, na primavera, no começo de maio e no outono, no começo de setembro, se realizam no Lago Travis, em um parque chamado Hippie Hollow, onde se pratica naturismo, duas festas: The First Splash and The Last Splash. O parque é uma encosta rochosa ao longo do lago Travis formado pelo represamento do rio Colorado. As datas coincidem com feriados nacionais: o final de semana do Memorial Day (dia em que se honra os soldados americanos mortos em guerras), maio 29-30 em 2011 para o First Splash e Labor Day (dia do trabalho daqui), setembro 2 a 5 para o Last Splash. Os eventos também marcam o período em que a água do lago está suficientemente morna para se entrar nela.

Hippie Hollow está aberto das 9 às 5, e custa 12 dólares por carro para entrar.

Você pode ver mais fotos dos mocinhos no site abaixo:

http://www.popwired.com/2009/06/splash-austin/dscn2043/

Calendário gay de Austin: Gay and Lesbian International Film Festival


Este ano acontece o 24˚ Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico de Austin de 6 a 12 de setembro.   O festival de cinema gay de Austin é o maior deste tipo no sudoeste dos Estados Unidos. A programação ainda não está definida, então quando houver alguma notícia eu posto aqui nesta mesma página.

PS - Eles são superlentos e devem anunciar os filmes só na véspera do Festival, digo Agosto. Então vocês podem checar no site vocês mesmos:

http://www.agliff.org/

Calendário Gay de Austin: Austin Pride Parade


Austin Pride é a Parada e Festival Gay tradicional da cidade. Ela acontece este ano no dia 10 de setembro, e coincide com a semana do Festival de Cinema LGBT da cidade.

Nela desfilam agremiações gays de todo tipo, bears, lésbicas de patins, de motocicletas, gente que gosta de fazer canoagem, câmara de comércio gay da cidade, polícia, bombeiros, funcionários da Dell, funcionários da Apple, de bancos, trabalhadores de supermercados e lojas, igrejas de todo tipo, enfim, se vê de tudo e mais um pouco.

Luteranos são apenas um dos grupos religiosos presentes na parada.
funcionários gays da loja Best Buy


No mesmo dia acontece no Fiesta Gardens (um parque da cidade) um festival gay, com venda de produtos, comida, bebida e shows. Parece mais uma feira hippie brasileira.

Chefe da polícia de Austin Art Acevedo desfila da Parada com a esposa e filho

veja mais fotos da Parada de 2010:

Calendário Gay de Austin: QueerBomb Parade



2010 Queerbomb Parade
Até 2009 Austin tinha apenas uma Gay Parade que acontecia no mês de junho. As pessoas pagavam para participar comprando uma pulseira ou colar que dava acesso ao curral onde a feira era realizada, com shows, venda de comida, bebida, serviços e artigos. A feira funcionava como concentração e no final da tarde, se realizava a Parada que percorria a rua dos bares gays no Centro da Cidade (hoje a rua dos bares mistos). Mas em 2010 houve um racha no movimento com a demissão de um diretor da parada que a organizava há muitos anos.

Surgiu então a Queerbomb que pretendia ser uma Parada Alternativa não-comercial, em uma resposta à organização da outra parada que tinha virado uma máquina de fazer dinheiro.

A primeira Queerbomb aconteceu com concentração em frente à um bar gay no leste da cidade, e andou no batuque e no grito, pelo centro da cidade, fez a volta dos bares e voltou para onde havia começado. O evento foi um sucesso e tirou um pouco do lustro da Parada Gay Oficial, que aconteceu algumas semanas depois. A Parada Gay Official tem trios, e várias agremiações se apresentam, como funcionários da Dell (cuja sede é em Austin), de Supermercados, grupos gays, bear, lésbicas de patins, lésbicas de motocicletas, corpo de bombeiros, polícia etc.

Esse ano a Parada Oficial foi empurrada para setembro, junto com o festival de cinema LGBT, provavelmente em consequência do aparecimento de Queerbomb que acontece agora no dia 3 de junho, sexta-feira. Austin talvez seja agora a única cidade americana com duas Paradas.

Rebecca Havemeyer, personagem de Paul Soileau. Paul Soileau abriu a Parada Queerbomb 2010 desmontado.


Leia mais no site da Queerbomb:

http://queerbomb.org/

A semana inclui várias atividades que podem ser checadas no site:

http://www.pridetexas.org/austin-gay-pride.html