Friday, April 29, 2011

Austin - Lady Bird Lake

Hill Country: bem no meio do Texas



Austin é a principal cidade da região central do Texas conhecida como Hill Country (país/região das colinas). O rio Colorado corta essa região e 7 lagos artificiais foram criados: Lago Buchanan, Lago Inks, Lago LBJ, Lago Marble Falls, Lago Travis, Lago Austin e Lady Bird.


 Lady Bird Lake (Town Lake)

O Rio Colorado cruza a cidade de Austin serpenteando-a. Para combater enchentes e manter água nos períodos de seca,  o leito do rio é represado em vários pontos. Em 1960, construiu-se a represa Longhorn e formou-se o lago Town Lake (lago da cidade) no leito do rio. Com a morte da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Lady Bird Johnson em 2007, e sendo ela uma moradora da cidade de longa data e defensora da conservação dos recursos naturais e do embelezamento das cidades americanas, a câmara de vereadores de Austin aprovou a mudança do nome do lago para Lady Bird Lake.

Lady Bird Lake fica praticamente no centro da cidade e parques rodeiam suas margens. O parque eh utilizado por muitos “Austinites” /ostinaitis/ para a prática de caminhada, corrida, remo, pesca, ciclismo, canoagem ou simplesmente para curtir um passeio de barco a dois, bem como com a família inteira, se assim você preferir. Pequenos barquinhos podem ser alugados por 10 dólares a hora, e se você se sentir mais confortável com um barco maior, em que você não vai precisar remar, você pode usar a empresa Duck Adventures (Aventuras de pato) que possui carros-barco que fazem o tour de pontos turísticos pelas ruas da cidade e são adaptados para entrar também nos lagos:



Lady Bird Lake

Dinheiro (Money) /mãni/


Você pode optar por trazer dinheiro em espécie, comprando os dólares em casas de câmbio. O lado ruim desta opção é se você for assaltado. Sim, várias cidades americanas são famosas por seus trombadinhas, como Nova York e Los Angeles.

Uma alternativa mais segura é usar um cartão pré-pago de bandeira VISA. Você pode comprá-los em casas de câmbio em vários shopping centeres do Brasil. Eles são aceitos em qualquer lugar aqui, e você pode recarregá-lo com mais grana se você gastar demais, pedindo para alguém no Brasil fazer um depósito para você ou se você tiver um serviço wireless disponível, você mesmo pode depositar dinheiro pela internet.  É uma boa maneira de controlar os gastos, porque se você estiver com dinheiro em espécie na mão, ele voa rapidinho. Um amigo meu que veio me visitar usou o cartão da empresa Confidence. Procure na sua casa de câmbio ou pergunte no seu banco sobre esse tipo de serviço.

Uma alternativa sempre recomendável é trazer um cartão de crédito internacional. Caso alguma coisa aconteça (lembre que aqui não existe posto de saúde público), você pode recorrer a ele.

Alfândega (CUSTOMS BORDER PROTECTION) /kuhs-tuhm / (cas-tahm)



Dentro do avião, a caminho para os EUA, quase no final da viagem, uma aeromoça ou comissário de bordo, vai te aprensentar um cartão branco: é o formulário I-94 do serviço de fronteira e alfândega - a receita federal deles - http://en.wikipedia.org/wiki/Form_I-94 Preencha o formulário com letra de forma, nome, endereco, data de nascimento, data de chegada aos Estados Unidos e data de partida.

Depois de descer do avião, a primeira coisa que você vai fazer é passar pelo guiche do CBP – Customs Board Protection (a imigração). Geralmente há duas filas uma para cidadãos americanos e outra para estrangeiros. Você fica na sua. Eles vão pedir seu passaporte,  vão conferir sua foto com sua cara, e talvez perguntar quanto tempo você pretende ficar nos EUA e quanto dinheiro você está trazendo.  Faça seus cáculos de acordo com o tempo que você vai ficar. Uma noite de hotel, por mais simples que seja, não sai por menos de $100 dólares na maioria das cidades, e sem fazer extravagância, você gasta pelo menos uns $100 dólares por dia com alimentação, transporte e laser. Traga um cartão de credito internacional e algum dinheiro em espécie. Muitos bancos no Brasil agora oferecem ao invés de cheques de viagem (travellers check que você precisa trocar por dinheiro em espécie quando chega no país destino), cartões de crédito pré-pagos em que você deposita uma quantia necessária e usa no país destino.

Depois o funcionário carimba o teu passaporte, retira parte do formulario I-94 carimbado e te devolve (você precisa entregá-lo quando sair dos EUA).  Depois disso, finalmente, você está livre para curtir os EUA.

Caso os funcionarios do CBP suspeitem de você estar querendo imigrar para os EUA, ou  suspeitem da sua documentação, eles vão te retirar da fila e te conduzir a uma sala para questionamento. Sua entrada no país pode ser negada e você pode ser obrigado a retornar ao Brasil no mesmo vôo em que veio. Mantenha a compostura, responda às questões com calma. Eles só querem saber onde você vai ficar (endereço, telefone do hotel ou contato da pessoa com quem vai ficar), data de volta ao Brasil e se o dinheiro que você leva é suficiente para as suas despezas durante a estadia nos Estados Unidos. Para passar duas semanas, você vai gastar em média uns 1400 dolares, excluídas despezas de acomodacao e de compras. Mais se você for esbanjador, menos se você for econômico. A cidade destino também influencia nos preços. Nova York e San Francisco são cidades caras, se comparadas com cidades menores e menos turísticas. Se você tiver onde ficar ou não se importar em se hospedar em albergues, a sua despeza de viagem cai consideravelmente.

MALA – suitcase /soot-keys/ (sut-keis)




Se for a sua primeira viagem para fora do Brasil, é bom se preparar porque que com frequência os funcionários da empresa aérea no Brasil selecionam pessoas aleatoriamente para abrir as malas para uma revista de segurança. Eles fazem isso com quem leva geralmente mala grande, pesada, gente suspeita de ser terrorista ou com cara de pobretão e simplório que não vai se indignar ao ver sua mala revirada por um grupo de estranhos.

Como reduzir a chance disso acontecer com você? Nada de usar aquela mala velha que a sua tia ou vizinha te emprestou, porque a sua malinha de ir para Santos no final de semana não cabe todas as suas coisas ou porque você quer guardar seu dinheiro para gastar nos “isteitis”. Compre uma mala decente, pequena, se você for passar mais de duas semanas nos Estados Unidos. Você pode levar apenas duas trocas de roupa e alguns pertences pessoais estritamente necessários. O melhor seria levar apenas uma mochila, porque você pode carregar com você dentro do avião e não precisa se preocupar com check in sua mala. Uma vez nos Estados Unidos, você pode comprar uma mala decente pela metade do preco de uma similar no Brasil e encher com as coisas que você vai comprar aqui. Lembre-se que você nao pode exceder o limite de peso de bagagem, e é um saco andar carregando várias malas. Por isso, venha leve e volte pesado. Voce tem $3.000 dólares para uso pessoal e $500 dólares para presentes, quantias estas livres de impostos e que você pode usar para levar produtos importados de acordo com a Receita Federal Brasileira.  Alem disso voce tem $500 dólares que você pode usar apenas nas lojas francas (Duty Free Shop) e que não contam da sua cota. A partir do seu limite total de $3.500 dólares, voce vai precisar pagar imposto. Se você não tiver grana ou não puder pagar o imposto na hora, suas mercadorias ficam retidas na Aduana até que o problema seja resolvido.


A maioria dos brasileiros compra roupas de marca, retira as etiquetas, e entra com elas no Brasil como bagagem, sem contar na cota. Importante: isso se complica se você comprar 50 pares de jeans de tamanhos e modelos diferentes, colocar tudo na mesma mala e deixar as etiquetas (o que dá na cara para os fiscais da receita brasileira, se por ventura eles te pararem, de que voce esta comprando coisas nos EUA para revender no Brasil. Eles são lesados mas não tanto). Se você for muambeiro, seja discreto/a.  Sobretudo não volte para o Brasil sem aquela calça Levy’s que te cabe perfeitamente no corpo!


Visto para os Estados Unidos



Antes de comprar passagem, fazer reserva de hotel e ficar todo empolgado com a viagem, retire o visto. O visto para os Estados Unidos deve ser retirado no Consulado da sua região ou na embaixada em Brasília se por ventura você reside próximo à Brasília. As outras cidades no país que tem consulado, são Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Você primeiro vai precisar agendar uma entrevista e pagar uma taxa, não reembolsável, de R$38.00, em qualquer agência do Citybank.

O formulário precisa ser preenchido online e confirmado com dez dias de antecedência antes da data da entrevista. Se você comparecer à entrevista sem ter cumprido esta etapa, você não será atendido e vai precisar marcar outra entrevista. E pagar outra taxa. Problema seu se você mora longe de uma das cidades onde há consulado ou embaixada... Para evitar contratempos e contragostos, leia com atenção todas as informações no site da embaixada americana ou consulado.
O consulado em São Paulo é geralmente o que tem a fila mais longa para entrevistas de visto (geralmente 115 dias). 

Muitas pessoas desistem de viajar para os Estados Unidos depois de enfrentar o Consulado dos Estados Unidos na capital Paulista. Preferem gastar dinheiro na Europa onde não se precisa de visto. Os funcionários do consulado, em sua maioria, tem má atitude e tratam as pessoas com desrespeito.  Talvez para prevenir que entrevistas ultrajantes sejam postas na internet, desde abril de 2010 telefones celulares, ipods,  bem como qualquer equipamento eletrônico não podem mais entrar nas dependências dos consulados durante entrevistas.

Documentos necessários para entrevista:

Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem;
Página de confirmação do preenchimento do Formulário DS-160 online;
Recibo de pagamento de taxa de solicitação de visto;
Uma foto para passaporte, 5X5cm, colorida e com fundo branco;
Documentos que demonstrem condições financeiras para custear a viagem e retornar ao Brasil, e que demonstrem o vínculo da pessoa com o Brasil, como carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, contra-cheques, comprovantes de bens como casa, carro, poupança.

Você pode fazer o agendamento de entrevista no site abaixo:

Como faço para retirar passaporte?



Para retirar seu passaporte você vai precisar dos seguintes documentos originais: documento de identidade, CPF, titulo de eleitor, bem como comprovantes de votação da ultima eleição, comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, comprovante bancário de pagamento de taxa de recolhimento a União, preenchimento de formulário eletrônico de solicitação de passaporte e agendamento. Não é necessário levar fotos. Fotos são retiradas e impressões digitais são colhidas pela própria polícia federal, por isso, em muitos locais é necessário o agendamento.  O boleto bancário para pagamento da taxa vai ser gerado no momento em que você preencher o formulário eletrônico.

Abaixo link para o site da Policia Federal, para a página de requerimento de passaporte:

Segurança nos Aeroportos dos EUA




Se já não bastasse a histeria pós 9 de setembro de 2001 nos aeroportos americanos, em que as pessoas eram obrigadas a abrir as malas, passar por detectores de metais e algumas eram até obrigadas a retirar os sapatos; desde que um nigeriano recrutado pela Alkaeda tentou explodir um avião que sobrevoava Detroit com uma bomba na cueca http://abcnews.go.com/Blotter/al-qaeda-yemen-planned-northwest-flight-253-bomb-plot/story?id=9426085, a seguranca aérea nos EUA passou a ser mais detalhada. Invariavelmente todos retiram os sapatos, passam por scans de corpo que detectam qualquer objeto que a pessoa carregue no corpo e inclusive revista corporal (PATDOWN): um homem se voce for homem, ou uma mulher se voce for mulher, vai te apalpar para ver se você não está carregando nenhuma arma ou bomba, geralmente, caso você se recuse a passar pelo scan de corpo (por favor, evite o constrangimento e passe pelo scan).
Antes de voce passar por qualquer detector de metais ou scan, os oficiais de segurança vão te mostrar uma bandeja na qual você tem de depositar todos seus objetos metálicos, chaves, anéis, relógios, tudo que for metálico vai necessariamente fazer o aparelho apitar quando você passar pelo portal. Retire tudo e ponha na bandeja. Depois de atravessar o portal, o oficial vai dizer “ take your things” (pegue suas coisas) ou se ele for mais educado “”you may take your belongings now” (voce pode pegar suas coisas agora). Pegue suas coisas e vá em frente.